Wednesday, May 10, 2006

Do significado

Resolvi me aventurar na leitura de "Os Sertões", de Euclides da Cunha. Mas antes de chegar ao livro em si, preciso ler dois calhamaços que são roteiros de leitura da obra. Estou quase na metade do mais fino. A linguagem rebuscada do início do século me fez chegar à triste conclusão de que vou precisar de, no mínimo, duas vidas para ler e entender "Os Sertões". Mas um dos termos usados neste marco da literatura me chamou atenção. Descrevendo os sertanejos, Euclides se refere a eles como tabaréis. Que surpresa!

[...] "e da figura vulgar do tabaréu canhestro, reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias".

Achei uma afronta deste célebre escritor. Na minha terra (Recife), tabaréu é uma palavra recorrente. Um xingamento. Significa que o acusado é um idiota, retardado. Mas mesmo sabendo disso por experiência, corri para o dicionário a procura do significado oficial. Lá estava: Tabaréu (fem. Tabaroa) - Caipira. Ufa! Euclides não pegou pesado. Nós recifenses que pegamos, aliás. O que é caipira virou sinônimo de imbecil. Isso sim, uma verdadeira afronta.

Mas, entre meus amigos, tabaréu virou palavra carinhosa . É engraçado ouvir o termo aqui em Belo Horizonte. Só pode ser algum deles. Um dia, descendo a Guajajaras, ouvi um estridente TABARÉÉÉÚ!!! Procurei logo por um rosto conhecido. Era o Klaus com a cabeça para fora de um táxi acenando pela rua Rio de Janeiro. Sorriso feliz o meu em seguida.

E engraçado que, um pouco antes de ler a palavra "Tabaréu" pelas mãos de Euclides da Cunha, tinha me dado conta de que Tabaréu rima com Izabel (minha amiga fujona). E pensei em deixar para depois a execução de um jogo de palavras com a igualdade de sons. Mas, como vimos, o feminino de tabaréu é tabarôa. Izabel é, portanto, Tabaroa. Que rima com coisa boa...

7 comments:

Anonymous said...

que lindo!!!!!!!!!!!!

renato.

Anonymous said...

QUE LINDO!!!!!!!!!!!!!

Anonymous said...

fiquei rindo com um tanto de lágrimas incômodas escorrendo.
só saudade, tabaréu.

Anonymous said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anonymous said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

Anonymous said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anonymous said...

Textos,palavras e sentimentos lindos...como a autora!!!